sexta-feira, 1 de maio de 2009

Pão de banana


Imagem: Dos autores do <www.paoecerveja.blogspot.com>

A receita original “Pão de Banana” é do livro “Pães: 145 opções de pães doces e salgados” da editora Online, a qual sofreu algumas modificações em virtude das medidas dos ingredientes. Depois que adquiri uma balança (digital que mede de 1 em 1 grama), estou viciado em pesar tudo que utilizo. Afinal, para a repetição e padronização da receita, as medições das quantidades dos ingredientes são importantes.
.

Imagem: Dos autores do <www.paoecerveja.blogspot.com>

Segue a receita modificada em gramas (também segue uma equivalência aproximada em medidas caseiras: 1 xícara de chá = 200 ml; uma colher de chá = 5 ml):

Pão de Banana

Ingredientes:
- 270 g de farinha de trigo (aproximadamente 2 xícaras de chá);
- 160 g de açúcar (aproximadamente 1 xícara de chá);
- 10 g de fermento químico (aproximadamente 1 colher de sopa);
- 2 g de sal (aproximadamente 2 colheres de chá);
- 200 g de bananas maduras sem casca amassadas (aproximadamente 1 xícara de chá ou aproximadamente três bananas médias);
- 100 g de óleo de soja (aproximadamente ½ xícara de chá);
- 100 g de ovo (aproximadamente dois ovos);
- Óleo de soja para untar a(s) forma(s);

Modo de Preparo:
- Misture todos os sólidos (trigo, açúcar, fermento e sal); -Acrescente as bananas amassadas e misture até incorporá-las à massa.
- Acrescente os ovos, incorporando-os à massa;
- Acrescente o óleo e misture-o até incorporá-lo;
- Colocar a massa até a metade do volume da(s) forma(s), que deve estar previamente untada com óleo de soja. Os pães geralmente dobram de volume após o cozimento.
- Assar em forno pré-aquecido a 200ºC por aproximadamente 40 minutos ou até dourar.


Imagem: Dos autores do <www.paoecerveja.blogspot.com>

Os pães apresentaram-se muito saborosos, diferente de outros pães de banana que já havia degustado, por não ter um sabor tão acentuado da fruta. Fiz a receita com banana branca e com banana caturra e os resultados são semelhantes, ou seja, muito bons. Para o pão ficar mais branco, pois a banana dá um tom escuro à massa, assar o pão logo após a homogeneização de todos os ingredientes. Quanto mais a massa demora a ir ao forno, mais ela escurecendo, pela oxidação da banana, e mais escuro ficará o pão.

Imagem: Dos autores do <www.paoecerveja.blogspot.com>

Observações:
1) A mistura antes da adição das bananas é seca, com aparência de farofa, porém vai mudando de aspecto, tornando-se mole;
2) Ao término da incorporação dos ovos, a massa está meio mole e parece até que não necessitará do óleo;
3) Aparentemente quando se mistura o óleo à massa, a quantidade parece excessiva, porém misturando-o bem, consegue-se incorporá-lo integralmente à massa;
4) Com esta quantidade de massa, é possível fazer um pão utilizando uma forma com furo no meio com 22 cm de diâmetro ou uma forma de pão de 10 x 26 cm. Pode-se também fazer dois pães, utilizando-se duas formas de pão de 9 x 20 cm;
5) Todas às vezes que utilizei forma revestida com teflon, as laterais dos pães elaborados sempre queimaram um pouquinho, para o mesmo tempo de forno (ver lateral do último pão da foto que abre esta postagem). Ficar de olho no pão, caso utilize este tipo de forma.

10 comentários:

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Pãozinho bom esse aí.
Eu hoje também fiz um pão, mas o meu foi de orégano e ficou uma delícia, de Banana nunca experimentei, mas pelo aspecto deve ser bom.
Eu não esqueci da receita de blini que você pediu, mas ainda não a procurei, eu vi algures na net e em breve eu envio. Creio que estava em francês ou inglês, precisa que traduza?
Um abraço e bom fim de semana
Moira

Jean disse...

Prezada Moira,

Sugiro que você experimente o pão de banana. Creio que não haverá decepção. Pão com orégano também é uma boa pedida... a receita está no Tertúlia?

Quanto ao blini não se preocupe... achei que você tinha a receita à mão... aí, era mais fácil. Mas já andei procurando receita pela internet. Mas de qualquer forma, muito obrigado.

Obrigado também pela visita, volte sempre.

Um abraço,

Jean Claudi.

The Trooper disse...

Que delicia.. vou experimentar

Abraco.

Jean disse...

Prezado The Trooper,

Experimente sim... creio que não haverá decepção. É muito fácil de fazer!!

Obrigado pela visita. Volte sempre.

Um abraço,

Jean Claudi.

Luis Teixeira disse...

Caros amigos do ''Pão e Cerveja'',
Parabéns pelo blog de voçês, que é interessantíssimo.
Sou homebrewer a 12 anos e além de cerveja, também sou um apaixonado por pão, são dois alimentos que casam muito bem, por serem muito semelhantes.
Conheci o blog de vocês a pouco tempo, atravéz de um outro blog de cerveja que os indicava,e agora estou acompahando, por isso passei também a indica-lo em meu blog.
Um abraço,

Luis A.Teixeira (Cerveja Celta)

Jean disse...

Prezado Luis,

Obrigado pelos elogios e também pela indicação no seu blog. Indicaremos o seu blog aqui no Pão e Cerveja, ok?

Você tem razão em relação às semelhanças entre pão e cerveja. O nosso blog aborda os dois produtos... os quais somos fãs incondicionais!!

Volte sempre ao Pão e Cerveja. Muito obrigado pela visita.

Um abraço,

Jean Claudi.

Luis Teixeira disse...

Com Certeza Jean.

Se não existisse o pão, certamente não haveria a cerveja, alimentos que acompanham o homem desde a aurora da sua existencia.

Obrigado por indicar o meu blog.

Abraços,

Luis Teixeira

Jean disse...

Prezado Luis,

Não há o que agradecer...

Volte sempre.

Um abraço,

Jean Claudi.

Luciana Macêdo disse...

Oi Jean, passei para ver as novidades.Adorei este pão, receita anotada.
Abraço!

Jean disse...

Prezada Luciana,

Você é sempre bem-vinda. Obrigado por visitar o Pão e Cerveja.

Um abraço,

Jean Claudi.