quarta-feira, 24 de junho de 2009

Eu fui ao Workshop Produção de Cerveja Artesanal em Joinville/SC/Brasil 2009



Faz tempo que nada escrevo no Pão e Cerveja, não por falta de assunto, mas por falta de tempo. Tantas coisas se passaram e sobre as quais nada comentei... Vou começar pelo começo, ou quase...

Irei comentar brevemente sobre o Workshop Produção de Cerveja Artesanal, ocorrido no último dia 30/05 na cidade de Joinville, Estado de Santa Catarina, Brasil. Sobre o qual o Pão e Cerveja fez uma breve divulgação no mês de maio.

O blog Obiercevando, do nosso ilustríssimo Paulo Feijão, traz uma excelente postagem sobre o evento, falando sobre as palestras e acontecimentos do Workshop que ocorreu na Cidadela Cultural Antártica em Joinville. Para quem não sabe, a Cidadela Cultural foi construída no local aonde, antigamente, funcionava a tradicional fábrica da cervejaria Antártica de Joinville. E quem viveu na época sabe que a cerveja Antártica de Joinville era famosíssima, competindo com os grandes fabricantes de cerveja “Pilsen”.

Se fosse possível resumir o dia 30/05 numa só palavra, esta com certeza seria, inesquecível. Inesquecível não só pelo evento em si, mas pela agradável ida e vinda de Joinville. 25 participantes, se bem me lembro, partiram para o Workshop num micro-ônibus que faria o percurso Florianópolis – Blumenau – Joinville e vice-versa. A convivência, as brincadeiras e o clima de animosidade foram determinantes para o sucesso do evento.

Imagem: http://obiercevando.blogspot.com/2009/06/workshop-em-joinville-da-acerva.html

Aproveito a oportunidade para agradecer ao Itamar pelo excelente trabalho de organização e aluguel do ônibus. Parabéns, Itamar!!

E agradecer também aos integrantes da Acerva Catarinense e aos demais colegas de viagem pelo convívio, pela receptividade e pela troca de experiências. Ah! Também pelas excelentes cervejas servidas no serviço de bordo, com direito a chopeira e caixas térmicas!! Fantástico!!

Só pela viagem, o dia 31/05 já valeu a pena!!

O workshop foi o ápice da consagração. Simplesmente excelente!! Organização, palestras, almoço, brindes, camiseta, apostila...

Participei como iniciante no workshop e assisti às seguintes palestras:

1) Produção de Cerveja All Grain (produção com os grãos de malte), uma cerveja Blond Ale, com os palestrantes Ivan e Diogo, os premiados cervejeiros da cervejaria Gräbenwasser (campeões do II Concurso Mestre Cervejeiro da cervejaria Eisenbahn). A palestra foi FANTÁSTICA: o Ivan possui uma metodologia intrínseca e sua exposição foi excelente, acompanhada pelo faz-tudo Diogo, proporcionado aos espectadores uma verdadeira aula de como fazer cerveja caseira. Comentário: Digo fantástica, pois, há uma semana do workshop, havia começado a preparar a minha primeira cerveja (American Pale Ale) com o meu ilustre amigo Sandro e, há duas semanas, havia presenciado, também junto com o Sandro, o ilustre Raphael Tonera elaborar uma Indian Pale Ale, e pude observar o quão didática foi a palestra, permitindo rever passo-a-passo as etapas do processo, resguardadas as diferenças entre os estilos.
.
2) Produção de cerveja com extrato de malte, realizada pela Brasil Ways. Sinceramente, já havia lido na internet sobre o assunto, inclusive no site da empresa. E fazer cerveja com o extrato de malte já pronto, pode ser uma boa opção para quem está iniciando no mundo cervejeiro ou não quer investir na compra de muitos equipamentos e acessórios.
.
3) A exploração e o consumo de cervejas especiais, despertando novos sabores e sensações da cerveja, realizada pelo ilustre Paulo Feijão, cervejólogo e proprietário do blog Obiercevando, que fez uma explanação sobre os tipos de cerveja, a mudança do consumidor, o consumo no Brasil...
.
4) Palestra e visita guiada pelo pátio da Cidadela Antártica, efetuada pelo Sr. Curt Zastrow, ex-mestre-cervejeiro da Antártica, o qual trabalhou por 38 na fábrica, e atual mestre-cervejeiro da cervejaria Zehn da cidade de Brusque, também em Santa Catarina.

Não falei ainda do café-da-manhã, do almoço, das cervejas levadas pelos cervejeiros artesanais ao evento, dos sorteios de brindes, do chop da cervejaria Opa Bier de Joinville... também teve a volta à Florianópolis, mais cerveja no ônibus...
Ah! Também ocorreram as palestras para os cervejeiros mais experientes, das quais só ouvi excelentes comentários, favor acessar a postagem sobre o workshop do blog Obiercevando.
Quero comertar também sobre a EXCELENTE apostila elaborada pelo Ivan e pelo Diogo, oferecida aos participantes do evento. Nota 10!!! Dá para publicar um livro, galera, fica aqui a dica!!

Ganhei no sorteio três copos da Opa Bier, um de vidro, que foi para a coleção, é claro, e dois de plástico, mais festivos, com luzinhas, os quais fizeram a alegria da galerinha aqui de casa!!

Disse ao Feijão, que após a sua excelente postagem, iria fazer uma pequena nota do Pão e Cerveja, mas pelo visto, não foi tão pequena assim. Não me contive em não deixar registrado um dia tão especial.

Queria registrar a também a EXCELENTE organização do evento, realizada pelos colegas cervejeiros da Acerva Catarinense, Rubens e Selvino. Foi impecável!! Parabéns!!

Falta ainda o agradecimento aos patrocinadores/colaboradores que subsidiaram o evento, colaborando para a sua realização: Opa Bier, WE Consultoria, Brasil Ways, MasterBraü, Fundação Municipal Albano Schmidt e Conurb.

Que venha o próximo evento em Floripa, agora, no mês de agosto!!

Obs.: As fotos que ilustram esta postagem são do blog Obiercevando do ilustre Feijão.
.

13 comentários:

Mestre Cervejeiro disse...

Grande Jean,

Realmente estava muito bacana o workshop! Mas só foi tão bom porque pessoas como você estavam presentes.

Grande abraço!

Ivan

Jean disse...

Prezado Ivan,

Obrigado pela gentileza, mas a organização do evento e a qualidade das palestras foram os diferenciais.

Um abraço, obrigado pela visita ao Pão e Cerveja, e obrigado, novamente, pela fantástica aula de como fazer cerveja.

Jean Claudi.

Itamar Moreira Rose disse...

Valeu Jean!

Obrigado pelas palavras Jean! Na verdade organizar o latão e participar dá um certo trabalho, mas foi muito divertido, além do excelente Workshop, tudo valeu a pena!

Abraços

Itamar

Jean disse...

Prezado Itamar,

Sou eu quem lhe agradece mais uma vez, Itamar, agora pela visita ao Pão e Cerveja.

Um abraço,

Jean Claudi.

. disse...

Nossa, que blog é esse? Adorei!!!
Quantas receitas ótimas, adoro assar pães, e com cerveja acompanhando então nem se fala.
Colega, será que vc não teria alguma receita de "breadstick", tipo aqueles que servem na Pizza Hut?? Já procurei, mas encontrei duas receitas totalmente diferentes, uma feita de batata e a outra só de farinha...e nenhuma delas fica igual...
abços, e parabéns

Jean disse...

Prezada Érika,

Aqui no Pão e Cerveja há uma postagem sobre grissini, Grissini de parmesão. E gostaria de lhe sugerir esta leitura e a receita que está nela contida.

Pelo que conheço, grissini, breadstick, grissino são o mesmo produto.

Creio que se você procurar outras receitas utilizando como busca com a palavra "grissini" ou "grissino", apareceram muitas delas...

Obrigado pelo gentil elogio e por visitar o Pão e Cerveja.

Volte sempre!

Um abraço,

Jean Claudi.

Felipe disse...

Fala, Jean!

Obrigado pelo incentivo no habeascorpvs!

Abraço, colega!

Unknown disse...

Fala Jean, bono? valeu pelo comentário lá no blog. Já tinha visto seu blog mas não tinha tido tempo de ler e de te add lá no nosso.

Já relacionei o blog lá junto com os nossos.

Vamos nos falando.

Grande abs!

att.
Stefano - HC

Jean disse...

Prezados Felipe e Stefano,

Sou eu quem agradece pelas ilustres visitas. Voltem sempre ao Pão e Cerveja.

E como falou o Stefano: vamos nos falando...

Tomarei a liberdade de anexar o blog habeascorpvs!.

Um abraço,

Jean Claudi.

Anônimo disse...

Boa Tarde
Por favor alguém sabe por onde anda o Pedro Lira,trabalhou na Antarticpor mais de 25 anos.Cervejeiro.
Obrigado.
Vilton Giglio

Jean disse...

Prezado Vilton,

Infelizmente não conheço o Pedro Lira. Vou ficar lhe devendo...
Abraço,

Jean Claudi.

Itamar Moreira Rose disse...

Pô Jean....

Lí novamente, sobre a nossa viagem à Joinville, em 2009, e me deu uma puta saudades daquele evento, foi realmente memorável!

Abs.

Itamar

Jean disse...

Prezado Itamar,

É sempre bom relembrar os bons momentos, não? Foi um evento memorável, sem dúvida...
Aliás, a ACervA Catarinense tem realiazado outros memoráveis eventos, Itamar.
E, apesar da distância, serás sempre convidado de honra.
Neste mês, temos o Catarina em Blumenau, dia 20/08. Vamos?

Abraço,

Jean Claudi.