domingo, 29 de novembro de 2009

As piscinas de cerveja da Cervejaria Starkenberger

Há alguns meses recebi um e-mail (mais uma vez, obrigado, Eliane!) com um link para uma reportagem “Spa oferece piscina de cerveja para hóspedes” da Globo.com, dentro do editorial “Planeta Bizarro”. Tratava-se, a princípio, de um spa que possuía piscinas de cervejas para fins terapêuticos. Perguntei-me: o que tem de bizarro nesta reportagem? De bizarro eu não sei, mas estranho é a reportagem nada mencionar sobre o nome do estabelecimento. Limita-se a dizer que é na Áustria. E após a leitura sobre o que descobri do lugar, pode-se perceber que não se trata de um spa, pelo menos dentro do meu conceito sobre o assunto...

A curiosidade sobre o lugar e qual cerveja estava na piscina, fez-me observar o nome “Starkenberger” na primeira foto que ilustra a reportagem (a mesma foto que ilustra esta postagem, logo abaixo), em duas malas atrás dos “hóspedes”. Tive que baixar a foto e dar um zoom para conseguir ler. Não foi muito fácil. Com a pista na mão, fui ao google em busca da informação. Acabei encontrando a postagem "Para bom bebedor" do blog Morfina que comenta sobre o assunto e que me levou ao site “Bierschwimmbad”, traduzindo, “piscina de cerveja”.





O site Bierschwimmbad traz informações sobre as piscinas (sete piscinas de 4 x 4 metros) e como fazer reservá-las, além de mostrar atrativos sobre o banho etílico. Eles oferecem dois pacotes aos visitantes: Beer pool: aluguel de uma piscina por 2 horas, por 135 euros, aonde cabem 4 pessoas; Beer pool plus: o mesmo Beer Pool, mais 4 euros por pessoa, o que dá direito a biscoitos de cerveja, patê de carne e uma garrafa da genuína cerveja Starkerberger.

Era o que eu queria, descobrir a origem da cerveja! E com confirmação do nome da cerveja, fui em busca da cervejaria.



Acabei descobrindo que a cerveja é produzida pela cervejaria de mesmo nome, ou seja, Starkenberger.

A cervejaria Starkenberg criou 2005 o conceito “Beermythos”, uma espécie de empreendimento turístico que combina um castelo medieval 700 anos com a moderna cervejaria Starkenberg. Para maiores informações acessar: A new theme world in Tyrol - the myth of the beer the Starkenberger castle.
A cervejaria está localizada na cidade de Tarrenz, no distrito de Imst, no estado do Tirol, no oeste da Áutria.


É no castelo Starkenberger que produzem a cerveja desde o início do século XIX. O castelo está aberto à visitação, para usufruto dos seus 4.000 metros quadrados.





Numa turnê pelo castelo, que promete um mergulho no mundo da cerveja, abordando fatos interessantes e os benefícios da bebida no corpo e na mente, além da apreciação arquitetônica medieval, os visitantes percorrem desde a torre até os porões e apreciam as etapas de produção da cerveja. O “Beermythos” está aberto de terça a domingo, inclusive feriados, para visitação, das 10:30 às 15:30 horas.





Acabei entendendo que as piscinas de cerveja fazem parte do “Beermythos”. Sendo um atrativo a mais para os visitantes.

Pode-se também alugar o “Hall The Knights”, traduzindo “salão dos cavaleiros” do castelo (ver figura abaixo) para a realização de eventos noturnos de até 120 pessoas. Eles também informam que podem preparar o ““Hall The Knights” sem as cadeiras, para que os convidados possam jantar no melhor estilo romano, ou seja, deitados sobre o chão.



Eles também alugam o "Beermythos" para eventos em geral: casamentos, aniversários, festas... A propriedade possui lago, capela... O preço do aluguel do castelo e de suas partes, não estão no site.






O site da cervejaria apresenta a história da cervejaria e os nove tipos de cerveja que fabrica: cervejas lager (claras, escura, com limão, sem álcool) e cervejas de trigo clara e escura. A cervejaria se orgulha por ser a cerveja mais premiada da Áustria, como pode-se ler na homepage da cervejaria: “Österreichs meist prämiertes Bier”.

Imagem: Dos autores do Pão e Cerveja - Montada a partir das imagens disponíveis em: http://www.starkenberg.at/index.php?id=27
.

6 comentários:

stemamo disse...

Fal Jean, muito bom este último post, como sempre!

Valeu pelo comentário!

abs!

Jean disse...

Prezado Stefano,

Obrigado por prestigiar o Pão e Cerveja. Volte Sempre.

Um abraço,

Jean Claudi.

Jean disse...

Prezado Stefano,

Obrigado por prestigiar o Pão e Cerveja. Volte Sempre.

Um abraço,

Jean Claudi.

Manzapivo disse...

¡¡Feliz Natal Jean!!

Jean disse...

Estimado Manzapivo,

Feliz Navidad y feliz año nuevo!
Un abrazo,

Jean Claudi.

Schuch disse...

Muito bom.

Teu blog é o feed que mais vale a penaseguir pela qualidade.

Cara, parabens pela Bock Suprema.