quarta-feira, 30 de julho de 2008

Cheesecake de aveia, ricota e goiabada

Imagem: Dos autores do blog http://www.paoecerveja.blogspot.com/

Iniciando a série de publicações "Produtos Panificáveis para Pessoas com Restrições Alimentares", apresenta-se a receita elaborada pelas ilustres colegas do curso de panificação do CEFET/SC - Unidade Continente, Jana e Dani, denominada Cheesecake de aveia, ricota e goibada. Na postagem anterior chamei a receita de "torta de aveia, goibada e ricota", desconhecia o termo "cheesecake". Traduzindo literalmente, cheesecake seria "bolo de queijo".
Cheesecake é uma família de doces e bolos à base de queijo. Utilizam queijos frescos e suaves como recheio numa massa crocante. O queijo geralmente utilizado é o cream cheese e a massa, geralmente, feita com pedaços de biscoitos ou bolachas (http://en.wikipedia.org/wiki/Cheesecake, http://www.estacio.br/rededeletras/numero6/the_book/cheesecake.asp).

A receita da Jana e da Dani é diferente: utiliza ricota, substituindo o cream cheese, e utiliza aveia, substituindo as bolachas, além de usar algo tipicamente brasileiro, a goiabada. A receita é indicada para pessoas com diabetes mellitus, dislipidemia e obesidade. Entretanto, como estas pessoas posssuem restrições alimentares, não convém abusar da quantidade da deliciosa receita.

A diabetes mellitus é caracterizada pelo excesso de "açúcar" (na verdade, é excesso de glicose, um tipo de carboidrato simples) no sangue. Logo, parece ser óbvio que pessoas com diabetes mellitus não podem abusar do uso de glicose - "açúcar". O "açúcar", popularmente, é sempre associado ao açúcar refinado de cana-de-açúcar, riquíssimo em glicose e principal fonte de glicose da dieta diária do brasileiro.

Entretanto, a maioria das pessoas acha que não consumir açúcar refinado é suficiente para "controlar" a diabetes mellitus. Porém, isto é mito!!!

Na verdade, os diabéticos não podem abusar do uso de fontes de carboidratos (alimentos que são fontes de energia), sejam eles simples, como a glicose, ou complexos, como o amido. Por quê? Porque quando ingeridos, os carboidratos complexos transformam-se, por ação de enzimas presentes no organismo, em carboidratos simples, ou seja, glicose.

E quais são os alimentos ricos em amido? Os mais consumidos, por serem a base da dieta humana: arroz; batata inglesa; batata doce; farinha de trigo; pães; bolachas; biscoitos; aipim, mandioca; farinha de mandioca; farofa; polvilho; etc.

Além disso, é comum que pessoas com diabetes mellitus possuam disfunção metabólica, ou seja, possuem um desiquilíbrio no organismo, que acaba gerando dislipidemia e obesidade. Logo, os diabéticos também não podem abusar do consumo de lipídios (gorduras) e também de proteínas (alimentos construtores).

A dislipidemia é caracterizada pela elevação dos índices de triglicerídeos e de colesterol (tipos de gorduras) do sangue. Logo, devem possuir dieta pobre em gorduras saturadas e gorduras trans.

A obesidade é caracteriza pelo excesso de "peso" (massa), fruto da ingestão excessiva de energia (calorias), que vai sendo acumulado pelo organismo sob forma de gordura. Os obsesos devem consumir alimentos com baixo valor energético, ou seja, com baixa quantidade de calorias, para auxiliar na perda de massa corporal. Desta forma, não devem abusar na ingestão, principalmente, de carboidratos e gorduras.

A receita Cheesecack possui:
- baixa quantidade de carboidratos, pois usa adoçante e não açúcar refinado, e usa geléia diet (sem açúcar);
- baixa quantidade de gorduras saturadas e trans, pois usa margarina light (com redução de 25%, no mínimo, de gorduras em relação à margarina comum) e ricota light (com redução de 25%, no mínimo, de gorduras em relação à ricota comum).

Alerta: apesar da receita ser indicada para diabetes mellitus, dislipidemia e obesidade, o seu consumo deve ser moderado, pois não é livre de carboidratos e nem de gorduras.

Cabe aqui a minha impessão pessoal, visto que degustei a torta da foto: a torta é deliciosa e sem gosto de adoçante!

Parabéns, Jana e Dani!

Cheesecack de aveia ricota e goiabada

Ingredientes da Massa:
- 150 gramas de aveia em flocos;
- 10 gramas de adoçante em pó;
- 60 gramas de margarina light sem sal.

Preparo da massa:
- Misture todos os ingredientes até formar uma massa;
- Abra essa massa em uma forma de fundo removível. Observação: cubra apenas o fundo da forma com a massa;
- Após o fundo da forma, leve ao forno por 10 minutos até dourar as bordas;
- Retire do forno e reserve.

Ingredientes do recheio:
- 300 gramas de ricota fresca light;
- 400 ml de iogurte natural desnatado;
- 6 gramas de adoçante em pó.

Preparo do recheio:
- Esfarele a ricota;
- No liquidificador coloque o iogurte, o adoçante e, aos poucos, a ricota, até virar um creme branco;
- Coloque esse creme sobre a massa reservada e leve ao forno por 15 minutos até dourar o creme;
- Retire do forno e reserve.

Ingredientes da cobertura:
- 300 gramas de geléia diet de goiaba;
- 10 gramas de gelatina incolor sem sabor.

Preparo da cobertura:
- Dissolva a gelatina incolor em meio copo de água e leve a fogo baixo em banho maria para dissolver a gelatina;
- Em seguida, misture bem a gelatina e a geléia. Coloque esta mistura sobre a torta;
- Leve à geladeira por 1 hora;
- Após, passe uma faca em toda lateral da forma para que a cobertura desgrude;
- Desenforme e sirva: BOM APETITE!!!

Dica:a geléia diet pode ser substituida por outro sabor. Se preferir um recheio mais azedinho, acrescente meio limão espremido na hora do preparo do recheio.

Obs.: O adoçante em pó utilizado foi o da marca "Tal e Qual" (http://www.talequal.com.br/). Não é indicado o uso de adoçantes cuja composição possua aspartame, pois este ingrediente quando "cozido" perde o seu sabor doce, tornando-se amargo.
________________________________________________________________

Nenhum comentário: