sábado, 28 de fevereiro de 2009

Gräbenwasser MalzBrot (Pão de Malte)


Quando li a postagem do Gräbenwasser MalzBrot no blog da Gräbenwasser, logo pensei: essa receita tem tudo a ver com o Pão e Cerveja. O pão de malte (em alemão, MalzBrot) em questão, utiliza o bagaço do malte utilizado na fabricação de cerveja como matéria-prima.

Desta forma, o malte que não possui mais utilizade para a fabricação da cerveje é reaproveitado, tornando-se matéria-prima nobre para a elaboração de pães.

Para quem não conhece, a Gräbenwasser é uma cervejaria artesanal da cidade de Joinville, Santa Catarina, Brasil, cujos mestres-cervejeiros, Ivan Guilherme Steinbach e Diogo Züge, também são exímios padeiros.


A Gräbenwasser sagrou-se campeã do II Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn no final do ano passado, cujos participantes tinham que elaborar cervejas do estilo ROBUST PORTER.
As "Robust Porters são cervejas de coloração preta e tem um sabor de malte torrado, mas não de cevada torrada. Estas Porters têm um amargor claro de malte torrado sem ter um alto caráter de queimado. Robust Porters variam de corpo médio a bem encorpadas e tem um adocicado de malte. Amargor varia de médio a alto, com aroma e sabor de lúpulo variando de baixo a médio. Diacetil é aceitável em níveis bem baixos. Ésteres frutados devem estar presentes, equilibrados com as notas de malte torrado e o amargor proveniente do lúpulo" (Eisenbahn, 2008) .

Segue a receita do Gräbenwasser MalzBrot (Pão de Malte), para maiores informações, favor visitar a excelente postagem no blog da Gräbenwasser:

Gräbenwasser MalzBrot (Pão de Malte da Gräbenwasser)

Receita:
- 300 gramas de malte de cevada moído (bagaço);
- 800 gramas de farinha de trigo;
- 4 colheres (sopa) de mel;
- 1 sachê (ou 1 colher sopa rasa) de fermento biológico seco;
- 1 colher rasa (sopa) de sal;
- 350 ml de leite;
- 1 colher (sopa) de banha (ou margarina).
Modo de preparo e dicas:
.

10 comentários:

Toulouse Lautrec disse...

Hola, Jean

Seria bueno probar este pan, se ve suculento en la foto.
Te queria preguntar si ya llegaste a comentar sobre el pan de maiz (milho), aqui en la region donde vivo hay muchos gaúchos que lo preparan, realmente es muy rico.

Mestre Cervejeiro disse...

Legal colocar a receita aqui também, Jean. Espero em breve ver as fotos do pão de malte feito por você!

Um abraço,

Ivan G. Steinbach

Jean disse...

Prezado Toulouse,

Ainda não fiz nenhuma postagem sobre pão de milho. O milho faz parte da cultura de diversos povos, por aqui também temos diversas receitas de pão de milho.
Caso você tenha uma receita típica, favor enviar para que possamos experimentá-la.

Um abraço e obrigado pela visita.

Jean Claudi.

Jean disse...

Prezado Mestre Cervejeiro Ivan,

Esse ano, acredito que me tornarei também mestre-cervejeiro... estou, juntamente com um amigo, e supervisionado pelo ilustre Raphael Tonera, comprando e fabricando algumas "tranqueiras" para montar a cervejaria.

Quem sabe daqui há alguns meses eu não esteja fazendo o MalzBroat!!!

Obrigado pela visita e por permitir que eu eleborasse a postagem sobre o pão da Gräbenwasser.

Um abraço,

Jean Claudi.

The Trooper disse...

Ola Jean, como va?

por favor, vocé poderia recomendar para mi un panificado que mejor acompañe a una lager o con una Ale, Red Ale o Golden Ale

Apreciaré muito tu conselho.

Obrigado, saudacoes

Jean disse...

Prezado The Tropper,

Não sou expert em cerveja e nem em harmonizações...

Os pães em geral tem sabor suave e acredito que cervejas com menos amargor como as pilsen, da família das lager, possam ser uma boa pedida...

As Weizenbier, da família das ales, pelo baixo amargor, também podem harmonizar bem com pães em geral.

Pães integrais com trigo integral, centeio, ou seja, com mais amargor podem ser harmonizados com cervejas mais amargas, as que usam malte torrado são uma boa opção: as stout, da família das ale, e as schawzbier, da família das lager, seriam, acredito, boas opções.

Porém não comemos pão sem algum outro acompanhamento... carnes, legumes, manteiga... aí, a harmonização vai ficando mais complexa...

Creio que as red ale e as golden ale por serem mais frutadas e doces, possam harmonizar melhor com pães mais adocicados...

Como você percebe, o que escrevi foram percepções pessoais, que estão longe de ser uma recomendação. Além disso, o sabor que sentimos é algo pessoal, o que é bom para uma pessoa pode ser ruim para outra...

Um grande abraço e obrigado pela visita,

Jean Claudi.

Danniel Lopes disse...

Jean,

Pois é muito bom tomar cerveja boa, passei muito tempo tomando as weißbier, que é meu estilo preferido, mas atualmente tenho me aventurado no territorio belga, tomando algumas Witbier e Ale. estou com algumas garrafas de trapistas mas ainda nao provei nenhuma.

Semana passada fui a são paulo e comprei um livro na cultura ensinando a fazer cerveja artesanal.

alem de cervejas, somos da engenharia, mas algo em comum, e prometo voltar outras vezes pra acompanhar seu blog, pq de vez em qdo ainda tento ser padeiro :)

Jean disse...

Prezado Daniel,

Sou fã das Weizen e das Belgas... e creio que de todas as ALE!!

As trapistas são fantásticas... aliás, todos os estilos belgas, pelo menos os que provei, são excelentes: blond, dubbel, tripel, strong golden, pale ale, witbier.

Estou também me aventurando a fazer cerveja, estou adquirindo o material aos poucos, junto com um amigo, com a supervisão do mestre-cervejeiro Raphael Tonera... quem sabe em abril não temos a primeira leva da nossa cervejaria...

Obrigado pela visita. Volte sempre ao Pão e Cerveja.

Um abraço,
Jean Claudi.

Eronita P disse...

OLÁ!

Acredito que gostariam de saber que esse pão de malte está fazendo tanto sucesso que ja´estou fazendo pão pra família toda.
É uma pena que descobri essa receita só agora.
Porque meu filho faz cerveja em casa e sempre jogava o malte fora.

Jean disse...

Prezada Eronita,

Gostamos muito de saber que a receita do Ivan está fazendo sucesso. E com os devidos méritos, pois o pão é muito saboroso.

Tens fotos dos pães que vens elaborando? Podemos publicar no Pão e Cerveja.

Muitíssimo obrigado pela visita e por nos informar do sucesso da receita na sua família.

Um abraço,

Jean Claudi.