quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Bolacha (Galleta)

Imagem: Dos autores do blog http://www.paoecerveja.blogspot.com/

Hoje, ganhei um presente do Léo. O presente que ganhei foi a BOLACHA, cuja foto está abrindo alas nesta postagem.

Léo, muito obrigado pela gentileza, pela lembrança e pelo grandiosíssimo presente.

BOLACHA é o nome dado a um produto panificável, típico da região da fronteira do Brasil com o Uruguai (extremo sul do Brasil), mas especificamente, da fronteira das cidades de Rivera (Uruguai) e de Santana do Livramento (Brasil). Em Rivera, a BOLACHA é conhecida como GALLETA (bolacha em espanhol), pronuncia-se "gajeta".

Imagem: Google Earth

Apesar da BOLACHA parecer um pão de trigo, ela tem gosto de um biscoito artesal, que comia na minha infância e, atualmente, não é fácil de ser encontrado no comércio.

Abrindo um parênteses: Para quem não sabe, o pão francês, que em todo o Brasil, recebe diversas denominações (pão d'água, cacetinho, etc ), aqui em Florianópolis - Santa Catarina, chama-se "pão de trigo". Não se espantem, "pão de trigo" é uma redundância, pois, generalizando, todo pão utiliza farinha de trigo na sua elaboração.

Voltando assunto, este biscoito artesanal, para mim, chamava-se somente biscoito e era vendido nas vendas, pois em alguns lugares não existiam padarias. Este biscoito tinha uma grande vida de prateleira por ter pouca umidade, ou seja, era seco, duro e durava bastante. Era difícil de comer! Muito duro e muito seco! Comia-se bebendo café ou outro líquido, pra facilitar a mastigação.

Imagem: Dos autores do blog http://www.paoecerveja.blogspot.com/

A BOLACHA que ganhei do Léo é mais macia e menos dura do que os biscoito que conhecia, a textura é mais agradável, porém o gosto é semelhante. O gosto lembra torrada de pão de trigo...

O interessante da BOLACHA é o seu formato, obtido pela sobreposição de 4 retângulos de massa e posterior dodradura de dois, obtendo-se 4 retângulos dobrados ao meio.

No site "O Estado de São Paulo" há uma reportagem "O pão nosso dos navegantes", que fala de biscoitos mais primitivos, utilizados na época das Grandes Navegações, e que comprovam o que eu imagiva, ou seja, que estes biscoitos primitivos são os antecedentes deste biscoito que conheci e da BOLACHA também. Na verdade, era necessário grande durabilidade para as grandes travessias marítimas. A reportagem também fala da BOLACHA, porém denomina-a de "Biscoito do Campo". O site apresenta uma receita "vesão light", de autoria de Maria Teresa Schaan Pessano, professora de culinária em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil (e-mail: mariateresapessano@terra.com.br), a qual apresento a seguir:

Imagem: http://www.estadao.com.br/suplementos/not_sup169278,0.htm


Biscoito de campo
Rendimento: 18 unidades
Tempo: 2 horas e 30 minutos
Ingredientes
- Para o fermento: 5g de fermento biológico seco (ou 15g de fresco); 5g de açúcar; 50g de farinha de trigo; 75ml de água morna;
- Para a massa: 110ml de água morna; 15g de banha; ½ colher (chá) de sal; 300g (aproximadamente) de farinha de trigo; 100g (aproximadamente) de farinha de trigo para polvilhar;
- Finalização: 2 colheres (sopa) de banha em temperatura ambiente; cerca de 3 colheres (sopa) de amido de milho (maisena).
Preparo
- Fermento: Numa tigela pequena, coloque o fermento, o açúcar, a farinha e a água morna. Misture bem e deixe levedar por 15 minutos;
- Massa: Numa tigela maior, misture a água morna com a banha, o sal e meia xícara da farinha de trigo (retirada dos 300g). Junte o fermento que ficou levedando e o restante da farinha de trigo. Polvilhe a massa com a farinha de trigo e vá passando-a no cilindro (para massas) várias vezes, até ficar bem lisa. Divida a massa em dois pedaços, deixando cada pedaço com 16 cm de largura e ½ cm de espessura;
-Finalização: Passe a banha nos dois pedaços de massa, usando uma faca. Polvilhe com a maisena e dobre ao meio. Passe de novo a banha, polvilhe com o amido de milho e dobre novamente, obtendo duas tiras de4 cm de largura. Corte as tiras em pedaços de 3 dedos de largura e coloque em fôrma untada com manteiga, cuidando para os pedaços não ficarem muito juntos. Deixe levedar por cerca de 1 hora e depois asse em forno preaquecido a 200º C, por 20 a 30 minutos, até dourar. "

A imagem abaixo, do "biscoito da vovó sentada", fabricado pela Padaria Círculo Operário, apresenta um biscoito com aspecto parecido ao da BOLACHA do Léo.


Imagem: http://www.padariacirculooperario.com.br/produto/foto/441/DSC05445.jpg

Imagem: http://wwwmeublogmeu.blogspot.com/2008_04_01_archive.html

O "Biscoito da Lurdinha" (imagem acima), do blog "Blograma" - Blog da Rádio Cidade da cidade de Jandáia do Sul, Paraná, assemelha-se em aspecto à BOLACHA. Segue a receita deste biscoito:

" Bata no liquidificador: 4 x de chá de açúcar; 1/2 litro de leite; 2x de chá de óleo; 4 ovos; 2 colheres de sopa rasas de sal amoníaco. Depois de bater transfira para uma bacia e acrescente 2 kg de farinha . Amasse bem. Estique a massa com rolo e corte no formato que quiser.Leve para assar em forno quente. Quando ela estiver douradinha por baixo pode tirar do forno.Esta receita rende muito,portanto prepare-se para muitas formas de bolachas... Pode fazer metade da receita também. (minhas anotações....as bolachas crescem então coloque uma distante da outra. Se você deixar a massa muito esticada elas assam depressa demais e podem queimar, eu gosto de cortar na espessura de meio centímetro. Eu uso a boca de um copo para cortar as bolachas ou moldes no formato de coração, ursinho, enfim o que puder utilizar. Costumo guardar em uma lata bem tampada. Qualquer dúvida entre em contato comigo)".

Léo, mais uma vez muito obrigado por compartilhar o conhecimento e a amizade.

Nenhum comentário: