segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Workshop da ACervA na Cervejaria Schornstein em Pomerode

Imagem: Dos autores do blog www.paoecerveja.blogspot.com
No último sábado, 25 de outubro de 2008, os colaboradores do Pão e Cerveja participaram do Workshop "Produção Caseira de Cervejas Artesanais" em Pomerode - Santa Catarina, promovido pela ACervA Catarinense (Associação dos Cervejeiros Artesanias de Santa Catarina) e pela Cervejaria Schornstein.

O evento foi realizado nas dependências da charmosa cervejaria, aonde estiveram presentes mais de quarenta pessoas, de todos os lugares do nosso estado.


Interior da Cervejaria Schornstein
Imagem: Dos autores do blog www.paoecerveja.blogspot.com

A nossa viagem começou às 08:00 horas do dia 25, no largo da alfândega em Florianópolis, aonde fundadores da ACervA Catarinense, amigos e acompanhantes (17 pessoas ao todo) e mais o material de apoio do curso, embarcaram numa van com destino a Pomerode.
O eventou iniciou aproximadamente às 11:00 horas e estendeu-se até às 18:00 horas, com palestras dos mestre-cervejeiros Murilo Foltran, Raphael Tonera, Cláudio Zastrow (mestre-cervejeiro da Schornstein) e do cervejólogo Paulo Feijão.
O diferencial do workshop foi a produção de cerveja in loco, na frente dos participantes, protagonizada pelo mestre-cervejeiro Murilo Foltran, comprovando que qualquer um pode fazer cerveja. Mas fazer cerveja que preste é outra coisa, né, Murilo? Mas isso vem com o tempo, com a experiência, com o estudo...

Imagem: Dos autores do blog www.paoecerveja.blogspot.com


O workshop incluiu ainda a degustação dos 4 tipos de chopp produzidos pela Schornstein (Pilsen Natural, Pilsen Cristal, Bock e Pale Ale), almoço com sotaque alemão e visita na área de produção da cervejaria.
Interior da Cervejaria Schornstein

Imagem: Dos autores do blog www.paoecerveja.blogspot.com

Um dia inesquecível... o workshop foi excelente, o ambiente agradabilíssimo, o pessoal da ACervA e palestrantes super dispostos e acessíveis... quem não foi, perdeu!! Parabéns pela organização pessoal.
E tem mais, os participantes ainda puseram degustar as cervejas produzidas pelos cervejeiros da ACervA:

  • Tipo: Oktoberfest, produzida em parceria pela Cervejaria Sambaqui (Max e Felipe) e pela Cervejaria Opus (Marco Zimmermann e Murilo Foltran);
  • Tipo: Strong Golden Ale (Eduardo);
  • Tipo: Mild Ale (Gustavo);
  • Tipos: Weissbier, Belgian Dark Strong e Tripel (Raphael Tonera).

E acreditem, não vi ninguém cair...

E depois do workshop, como se não bastasse, o pessoal da van foi à Oktoberfest, a maior festa da cerveja do Brasil, em Blumenau, cidade vizinha, aonde existiam mais de quarenta tipos de cervejas para degustação, mais isso dá outra história.

Nenhum comentário: