terça-feira, 29 de junho de 2010

Fazendo cerveja em casa...


 
 Imagem: Dos autores do Pão e Cerveja

Há alguns anos aprendi a degustar outros tipos de cerveja, que não o tradicional "pilsen brasileiro" do dia-a-dia. 

Há alguns anos também, o meu ilustre companheiro de blog Raphael Tonera, elabora deliciosas cervejas dos mais variados estilos, porém nunca me imaginei fazendo cerveja. Contentava-me a degustar!

 Imagem: Dos autores do Pão e Cerveja

No final de 2008, o Sandro, um amigo em comum influenciado pelo Tonera, convidou-me a elaborar cerveja com ele, cujo convite declinei imediatamente. Entretanto, a amizade que nutro pelo ilustre colega me fez repensar sobre o assunto e acabamos firmando uma sociedade.

Imagem: Dos autores do Pão e Cerveja

Os primeiros equipamentos foram adquiridos/construídos no primeiros meses de 2009: panelas, moedor, resfriador, maturador, fermentador... a nossa primeira aquisição foi um post-mix (barril de inox usado para armazenar a cerveja), o qual ainda não utilizamos até hoje... até porque engarrafamos as cervejas que produzimos.

A primeira brassagem (processo de cozimento do malte) aconteceu no dia 23/05/2009, acompanhada pelo Raphael Tonera, com a elaboração de uma receita de sua autoria: uma American Pale Ale.

De lá para cá, já foram 13 elaborações todas do tipo ALE (cervejas de alta fermentação): Blond Ale (4 vezes), Dubbel, Witbier, Weizen, Dunkel Weizen, American IPA, American Pale Ale (2 vezes), Brown Porter e American Ambar Ale (Red Ale). 

Imagem: Dos autores do Pão e Cerveja

Nosso equipamento fabrica cerca de 40 litros por processo, o que gerou neste um ano de cervejaria aproximadamente 500 litros do precioso líquido (40 litros/mês). As cervejas que fazemos, sem falsa modéstia, são muito boas (eu queria escrever excelentes, pois é impossível falar mal dos nossos filhos), provando que qualquer pessoa, mesmo sem grande experiência, consegue elaborar cervejas com excelente qualidade.

Pecamos ainda é na reprodução dos estilos, seja pela inexperiência, seja pela falta dos ingredientes corretos ou pelo método de elaboração. Os cervejeiros caseiros gostam de reproduzir estilos consagrados, o que estamos aprimorando a cada elaboração.

A foto que abre esta postagem é o fruto da primeira elaboração, a American Pale Ale, receita do Raphael Tonera, a qual publicaremos futuramente.

.

6 comentários:

Fábio disse...

Olá!!! Adorei seu blog! Você deveria cadastrá-lo na lista dos melhores blogs culinários da internet. Envie seu blog para a lista pelo seguinte endereço: www.soreceitas.com/enviar-blog

Jean disse...

Prezado Fábio,

Que bom que você gostou do Pão e Cerveja. Obrigado pela dica!
Volte sempre.

Um abraço,

Jean Claudi.

Manzapivo disse...

Destaca bastante essa cerveja, parabens por ela.

Jean disse...

Prezado Jorge,

Esta American Pale Ale ficou muito boa. Ainda tenho um exemplar, guardado a sete chaves.

Um abraço,

Jean Claudi.

Manzapivo disse...

Ola Jean, esta convidado na Ronda Nº 26.

Jean disse...

Gracias, Jorge!

Abraço,

Jean Claudi.