terça-feira, 6 de maio de 2008

Aniversário da Jú, regado a chope Tonera Pilsen com traços frutados

No sábado último, a nossa amiga Jú reuniu os amigos para comemorar o seu .... aniversário.

Não registrei o número do aniversário por causa da limitação do espaço no blog, pois este não suporta tantos dígitos! Brincadeira, Jú!

Entretanto, além da companhia de ilustres companheiros e da boa comida, o diferencial da festa foi o chope preparado pelo nosso ilustre colega Raphael Tonera.

Um chope artesanal, classificado por ele como Pilsen, porém, segundo a minha opinião, com traços frutados, além do aroma sensacional de lúpulo com banana.

Rapha! Simplesmente excelente!

Jean Claudi.

5 comentários:

Migas disse...

Cerveja com toque de banana? Essa deve ser boa sim!! :o)

Com o calor que aqui está, venha daí esse chopinho! ahahah

Jean disse...

Querida Migas,

O nosso colega Raphael Tonera é expert em cerveja.

O pouco que sei, aprendi, quase tudo, com ele.

E não é exclusividade do chope Tonera ter traços frutados e aroma de banana.

Há cervejas que possuem aromas e sabores frutados, originados naturalmente do processo de fabricação e do tipo de cerveja.

As cervejas de trigo, principalmente, possuem esta característica.

Agora, passo a palavra ao nosso ilustre amigo, Rapha!

Um abraço e volte sempre,

Jean Claudi.

Rapha Tonera disse...

Olá Migas, tudo bem!
Estou longe de ser um expert em cerveja!
Mas vamos lá...
As cervejas são divididas em 2 grandes famílias: Lagers - de baixa fermentação e as Ales - de alta fermenção. Normalmente as ales (família que engloba muitos e muitos tipos de cerveja) têm caracteríscas frutadas como banana, passas, maça, abacaxi e especiarias como cravo e coentro. Tão complexa e até mais que os vinhos não!?
Essas características vem normalmente da fermentação (tipo de fermento). Mesmo essa minha cerveja sendo Lager, por causa do tipo de fermento ficou com um frutado de banana.
Qualquer dúvida estamos aí para esclarecer. Obrigado pela visita e até mais...

Migas disse...

Oi Jean e Rapha! Que bom ter uma explicação tão detalhada! Engraçado que sempre imaginei que as cervejas com sabores teriam origem numa qualquer mistura com um concentrado de frutos. E talvez estejamos a falar de tipos diferentes, não? Pelo que percebi o tipo de fermento dá-lhe uma sabor frutado e não o sabor à fruta em si. Em Portugal eu lembro-me de já ter experimentado cerveja com sabor de frutos vermelhos, por exemplo. Serão coisas diferentes, certo? :o)

Jean disse...

Migas,

Há sim cervejas com sabor de frutas, por exemplo é a cerveja belga Belle-Veu Kriek, onde kriek é um tipo de cereja (cherry).
Esta cerveja é do tipo Lambic, não sendo portanto da família das ALES ou da famílias das LAGERS, pois, diferentemente destas, utiliza um fermento natural, de cerejas azedas.

Com a palavra, nosso mestre cervejeiro, Raphael.

Obrigado por nos visitas, Migas.

Um abraço,

Jean