segunda-feira, 9 de junho de 2008

Cerveja Pilsen



As cervejas mais consumidas no mundo são as cervejas do tipo Pilsener. Elas podem ser encontradas também com as seguintes denominações: Pilsen, Pilsner ou Pils. No Brasil, a maioria das pessoas acha que cerveja é sinômimo das cervejas "Pilsen" aqui produzidas e comercializadas.

O tipo PILSENER é um tipo de cerveja originário na região de Pilsen, localizada na província da Boêmia, na atual República Tcheca. A capital da região de Pilsen é a cidade de mesmo nome, ou seja, Pilsen.

Localização geográfica da República Tcheca

Para quem não lembra, a República Tcheca é um país da Europa Central, que formava até 1993, com a Eslováquia, a Tchecoslováquia.

As cervejas pilsener são cervejas LAGER, ou seja, de baixa fermentação. A baixa fermentação está relacionada com posição da levedura na fermentação do mosto, ou seja, a levedura fisicamente fica depositada no fundo do recipiente aonde se dá a fermentação.

As cervejas cuja fermentação se dá na parte de cima do recipiente são cervejas ALE. Mas isso dá outra história...
Entretanto, não se deve confundir baixa e alta fermentação com baixo ou alto teor alcoólico.

As cervejas PILSENER, segundo o Beer Judge Certification Program (BJCP) <http://www.bjcp.com/> , são classificadas em três categorias: a GERMAN PILSNER, a BOHEMIAM PILSENER, e a CLASSIC AMERICAN PILSNER.


Todas as PILSENER são de coloração clara, dourada, transparente e com pouco amargor e baixo teor alcoólico, no máximo 6%. A GERMAN PILSNER e a CLASSIC AMERICAN PILSNER são descendentes da BOHEMIAM PILSENER.

No Brasil, todas as cervejas que aparecem na mídia, principalmente na televisão, são cervejas denominadas "Pilsen", porém tem pouco em comum com as cervejas PILSENER classificadas pela BJCP.

Estas cervejas brasileiras "Pilsen", na verdade, segundo a BJCP, são cervejas do tipo AMERICAN LAGER LIGHT, ou seja, são cervejas leves de baixa fermentação ("LAGER") .

A AMERICAN LAGER LIGHT caracteriza-se como uma cerveja com leve amargor e baixo teor alcoólico (no máximo 6%), fabricada com o uso de cereais não malteados, como o arroz ou o milho, juntamente com o malte de cevada.

Logo, usamos no Brasil uma denominação inapropriada, se levarmos em conta os critérios da BJCP. Na prática, se compararmos as cervejas PILSENER com as "Pilsen", constataremos que as PILSENER são mais amargas, mais encorpadas, com mais sabor e as "Pilsen" são mais fraquinhas, mais aguadas... e isso não quer dizer que sejam ruins, muito pelo contrário. São estilos diferentes.

As cervejas Pilsen brasileiras mais conhecidas são: Bohemia, Skol, Brahma, Antática, Kaiser, Bavária, Nova Schin e Colônia.

Há outras cervejas "Pilsen" no Brasil denominadas de cervejas "Pilsen Premium". O Premium se refere à utilização de malte de cevada na sua elaboração, ou seja, não utilizam cereais não malteados, como arroz ou milho. Geralmente são ditas "puro malte" ou "100% malte".

A Bavária Premium é uma destas "Pilsen Premium", logo é uma cerveja de puro malte.

Há também por aqui cervejas "Pilsen" mais encorpadas ou diferenciadas, como a Kaiser Gold, a Brahma Extra, a Antártica Original. Todavia, nestas também são utilizados cereais não malteados.


Existem também por aqui, cervejas Pilsen puro malte produzidas por microcervejarias, algumas seguindo a lei de pureza alemã, a "Reinheitsgebot" de 1516, como por exemplo, a Eisenbahn Pilsen.



Mas qualidade e sabor não estão relacionados diretamente ao tipo da cerveja, logo há público para a PILSENER, para o tipo "Pilsen" (American Lager Light) ou para a Pilsen Premium, seja a de puro malte ou não.

Como acreditamos num mundo sem preconceito e considerando que "cerveja é algo que não se discute" (para o bom bebebor, estas palavras já bastam), devemos brindar à Pilsener, à Pilsen, à Pilsner, à Pils, seja qual for a denominação.

6 comentários:

Migas disse...

A sua pesquisa é sempre muito interessante! Este post superou todos os outros com o tema da cerveja! :o)
Parabéns!

Jean disse...

Migas,

Obrigado pela visita. você é sempre bem-vinda.

Um abraço,

Jean

Anônimo disse...

Eu como um bom apreciador de cerveja pilsen, devo admitir q as pilsen são deliciosas de se consumir, mas o meu paladar se identificou excepcionalmente com a Bavaria premium, pois é um premium ser tão gostosa quanto como ela é, favor quem ainda não saboreou uma cerveja de pilsen diferente eu a recomendo cerveja Bavaria premium.

ass: Thiago.

Jean disse...

Prezado Thiago,

Obrigado pela visita e pelo comentário.

Eu, particularmente, aprecio bastante a Bavária Premium. Considero-a a melhor "pilsen brasileira", dentre as cervejas produzidas pelas grandes cervejarias brasileiras.

Gosto bastante também da Kaiser Gold, de apesar de não ser "puro malte": é bem incorpada com um excelente sabor de malte.

Porém, há também as "pilsen artesanais brasileiras". Neste caso, dentre as três, gosto mais da Eisenbahn Pilsen.

Não foi por acaso que coloquei as fotos das cervejas pilsen brasileiras que mais aprecio.

Não sei se você já provou as "verdadeiras" pilsen, como indico na postagem... eu quando conheci (traduzindo: bebi), não apreciei... eram muito amargas e encorpadas... com gosto de "chá de boldo"... mesmo gosto que sentia na cerveja Heineken... Aprendi depois de um tempo, e continuo aprendendo, a saborear e, principalmente, conhecer novos estilos. Precisamos, às vezes, de um período de adaptação, até conseguir "gostar"...

Um abraço e volte sempre.

Jean Claudi.

zeblanco disse...

Caro Jean.
Adorei o seu blog. Muito informativo.
Como sou apreciador de cervejas encorpadas, dentre as indusriais destaco a tcheca "BUDVAR".
A propósito, conheci em Praga uma cervejaria artesanal fundada em 1499. Chama-se "U FLEKU" e produz uma cerveja escura ótima, servida em canecas de 500 ml.

Jean disse...

Prezado Zeblanco,

Obrigado pela visita e pelo elogio. Ainda não provei a Budvar e nem a U Fleku... mas estamos aí...

Volte sempre ao Pão e Cerveja!

Um abraço,

Jean Claudi.