segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Cervejas Amsterdam

Imagem: Dos autores do blog <www.paoecerveja.blogspot.com>


Degustei, ao longo de novembro e dezembro de 2008 (não sei precisar as datas), três cervejas holandesas Amsterdam, produzida pela Royal Grolsch Brewery, na cidade de Enschede, Holanda. Estas são cervejas do estilo "Malt liquor" (licor de malte), classificada pela BJCP como cervejas especiais (BJCP: 23. Specialty Beer).


Os três tipos que degustei foram:
  • Amsterdam Explorator, com 6,8 % de álcool;
  • Amsterdam Navigator , com 8,4 % de álcool;
  • Amsterdam Maximator, com 11,6 % de álcool.




A que mais me agradou foi a Explorator, por parecer uma cerveja pilsen "brasileira": cor dourada, espuma com boa durabilidade.


Imagem: <http://hummcerveja.blogspot.com/2008/04/amsterdam-navigator.html>

Na Navigator, apesar desta possuir bastante sabor de álcool e açúcar, é possivel sentir algum sabor de malte. Não a achei saborosa. Na verdade, achei-a ruim: muito alcóol e açúcar: cor dourada, com boa espuma.

Imagem: <http://hummcerveja.blogspot.com/2008/07/amsterdam-maximator.html>

A Maximator tem ainda mais sabor de álcool e açúcar, não dá pra sentir outro sabor: cor âmbar com boa espuma. Não consegui terminar com os 500 ml da latinha. Cometei com alguns colegas, que a Maximator parecia Martini Rosso, só que com muito mais álcool...

As latinhas são bem bonitas, charmosas, são douradas nas extremidades... as cervejas com boa espuma, mas o sabor é que não me agrada... Descobri que não sou fã do estilo!!

Estava com dúvida em publicar ou não esta postagem, pois é um pouco chato fazer comentários desagradáveis, ainda mais quando o assunto é cerveja.
Entretanto, antes do Natal, estava num supermercado da grande Florianópolis, namorando as cervejas no estande, quanto percebi ao meu lado, um freguês com duas Navigator (8,4 %) no colo. Ele ainda revirava as cervejas Navigator da prateleira, buscando ver algo escondido... Primeiro pensei que ele estava de olho na validade dos produtos e que buscava as com maior validade...


Eu me contive para não dizer a minha opinião sobre a Navigator... Para quem me conhece, sabe que é difícil não falar o que penso no mesmo instante. Porém, com muito esforço (muito esforço mesmo), nada falei.

De repente, o freguês, creio que meio encabulado por estar revirando a prateleira (ele já havia manipulado todas as Amsterdam da prateleira), comenta que aquela era uma das melhores cervejas que ele já havia tomado e que estava em busca da melhor Amsterdam que conhecia(adivinhem qual?) , a Maximator.

Levei um susto e fiquei aliviado. Lhe disse, então, que estava me segurando para não comentar a minha experiência frustada com as Amsterdam, pois não havia gostado dos produtos.


Ficamos conversando e ele em nada concordou com as minhas opiniões. Terminamos a conversa com duas certezas:
  • Gosto é gosto, é algo particular e não se discute;
  • A opinião alheia pode ser uma barreira a novas experiências, ceifando previamente qualquer possibilidade de experimentação.
Escrevendo sobre esta postagem, pesquisei no google algo sobre cervejas Amsterdam. Encontrei a opinião do blog Hummcerveja sobre a Maximator, que não é nada diferente da minha, e sobre a Navigator e sobre a Explorator. Também encontrei a opinião do blog Doctor Beer, que é mais sutil e a classifica a Maximator como enjoativa.

Mais detalhes sobre esta postagem, favor consultar os links abaixo:
Bem, viva a diferença!! Experimentem as Amsterdam e tirem as suas próprias conclusões... Comentário são e serão bem-vindos.
.

16 comentários:

Rodrigo Campos disse...

Olá Jean,

Fica tranquilo quanto à tua opinião, pois para o público que entende um pouco mais de cerveja é consenso de que estas não são boas. A impressão é exatamente esta: doce e álccol, ambos exagerados e enjoativos. Também não consegui terminar a lata.

Abraço.

Rodrigo Campos (paraquevocerveja).
Fortaleza - Ce

Jean disse...

Prezado Rodrigo,

Creio que o estilo "Malt Liquor", foge das nossas espectativas, não há gosto de malte e nem de lúpulo, enfim, não parece "cerveja".
Depois que conheci, alguém que aprecia o produto, me deparei com a questão do gosto. É possível que alguém realmente goste do estilo. Creio que quem aprecia licores e outros destilados, possa muito bem gostar mais do "Malt Liquor" do que de outros estilos.
Como disse na postagem, Rodrigo, viva a diferença!

Obrigado pela visita e pelo comentário. Volte sempre!

Um abraço,

Jean Claudi.

Dr. Beer disse...

Olá Jean,
Obrigado pela visita e pela menção ao meu blog no seu. Vc encontrou o Dr-Beer no google mesmo?
Convido-o a divulgar meu beerlog no seu e aproveito para pedir sua permissão para fazer o mesmo no meu.
Abraço.

Anônimo disse...

Fala Jean, beleza??? obrigado ai por falar do meu blog. E cara, nunca consigo terminar uma latinha da Maximator. E acredite, não foi por falta de tentativas.
Bem legal seu blog, vou visitar sempre.
abraço

Jean disse...

Prezado Dr. Beer,

Encontrei o Dr. Beer no google, sim.
Tomei a liberdade, antes de consultá-lo, de anexar o link do blog Dr. Beer no meu espaço de blog recomendados, pois o seu blog merece ser lido e divulgado. Ficaria honrado, se Pão e Cerveja puder ser divulgado no seu blog.

Um abraço,

Jean Claudi.

Jean disse...

Prezado Rodrigo (hummcerveja),

Obrigado pela visita e pelas imagens que ilustram esta postagem das Cervejas Amsterdam.

Tentativas? Você tentou beber mais de uma vez? Eu não pretento, mas pensando melhor, uma só experiência é pouco para dar o veredito final. Quem sabe em 2011?

Um abraço e volte sempre,

Jean Claudi.

rodrigo disse...

hehehe.. só em 2011 ?? bom, quem sabe até lá a cerveja não tenha melhorado não é??

abraços

Jean disse...

Será que melhora, Rodrigo?
Quem viver, ou melhor, beber, verá!!

Um abraço e obrigado pela visita.

Jean Claudi.

Manzapivo disse...

Ola Jean.

Antes que nada, muito obrigado pela sua visita e seus comentários. Interesante e provocante a mescla entre pao e cerveja (as fotos temtam a vista e paladar). Parabens por seu projeto e va em frente.

Um abraço.

Jean disse...

Prezado Manzapivo,

Sou eu quem agradeço a sua visita. O seu blog, "La cerveceria de Neo Manza", é excelente, e agora, com a versão em português, o "Horizonte Cervejeiro", (http://horcerv.blogspot.com/)então...

Um abraço e volte sempre.

Jean Claudi.

Letícia Teodoro disse...

Oi Jean! tudo bem?
Estava aqui navegando pela rede, quando achei seu blog e esta matéria sobre a as Amsterdams me chamou a atenção.
Olha, não chego nem perto de ser uma especialista em cervejas, mas sou curiosa e amo cerveja, então sempre que acho alguma cerveja diferente (e tenho dinheiro no bolso) compro logo para experimentar.. rs
No caso da Amsterdam, experimentei estas 3 e a Mariner Premium Lager que tem teor 4,8%. Realmente, concordo com cada vírgula do que você escreveu. O cheiro e o gosto forte de álcool fazem qualquer estômago embrulhar. ¬¬
Nossa...ascrevi demais aqui! rs
Parabéns pelo blog.
bjOos

Jean disse...

Prezada Lê,

Muito obrigado pela visita e pelo comentário...

A Mariner ainda não tive o prazer (ou será o contrário) de experimentar. Quando acontecer, apresento a minha percecpção sobre mais esta Amsterdam.

Mas como disse na postagem, tem gosto pra tudo, né? Ou mal gosto, sei lá... é que nem futebol, religião... não dá pra discutir.

Volte sempre!!

Um abraço,

Jean Claudi.

Letícia Teodoro disse...

Bem, experimentar a Mariner, creio que não seja tão prazeroso assim.. rs
A vantagem que ela tem sobre as outras, é que não tem o cheiro e o gosto de álcool tão forte. Mas mesmo assim, o gosto não me agradou muito não...

Se você aceitar, me dou ao luxo de te indicar a Hoegaarden (se é que já não conhece). É uma cerveja belga de trigo, e na minha humilde opnião, é uma delícia! ^^


Obs: Ver essas fotos durante o expediente causa uma fome...


bjOos

Jean disse...

Prezada Lê,

Conheço sim a Hoegaarden Witbier (white beer). É dessa que você fala, né? Aquela com coentro e raspas de laranja...
Digo que esta cerveja é especialíssima. Fiz uma postagem anterior Pizzas e Cervejas
onde harmonizei cervejas e pizzas e a Hoegaarden estava lá...
Mas, mesmo assim, muito obrigado pela sugestão!!

Um abraço,

Jean Claudi.

Danniel Lopes disse...

Achei seu site procurando por harmonização... há vários anos tenho tomado vários tipos de cerveja, mas atualmente to me dedicando mais a esse hobby concordo com as palavras que falou no seu blog. Tambem não consegui tomar nenhuma das 3 latinhas da amsterdam toda. []s

Anônimo disse...

Tenho quatros latinhas Amsterdam a validade era 2008 já faz 14 anos que eu estou com elas 11,6/8,4/6,8 e a Premium lager e uma outra 1906 reserva especial 6,5