Degustei, ao longo de novembro e dezembro de 2008 (não sei precisar as datas), três cervejas holandesas
Amsterdam, produzida pela Royal Grolsch Brewery, na cidade de Enschede, Holanda. Estas são cervejas do estilo "Malt liquor" (licor de malte), classificada pela BJCP como cervejas especiais (BJCP:
23. Specialty Beer).
Os três tipos que degustei foram:
- Amsterdam Explorator, com 6,8 % de álcool;
Amsterdam Navigator , com 8,4 % de álcool;
Amsterdam Maximator, com 11,6 % de álcool.
A que mais me agradou foi a Explorator, por parecer uma cerveja pilsen "brasileira": cor dourada, espuma com boa durabilidade.

Imagem: <http://hummcerveja.blogspot.com/2008/04/amsterdam-navigator.html>
Na Navigator, apesar desta possuir bastante sabor de álcool e açúcar, é possivel sentir algum sabor de malte. Não a achei saborosa. Na verdade, achei-a ruim: muito alcóol e açúcar: cor dourada, com boa espuma.
Imagem: <http://hummcerveja.blogspot.com/2008/07/amsterdam-maximator.html>
A Maximator tem ainda mais sabor de álcool e açúcar, não dá pra sentir outro sabor: cor âmbar com boa espuma. Não consegui terminar com os 500 ml da latinha. Cometei com alguns colegas, que a Maximator parecia Martini Rosso, só que com muito mais álcool...
As latinhas são bem bonitas, charmosas, são douradas nas extremidades... as cervejas com boa espuma, mas o sabor é que não me agrada... Descobri que não sou fã do estilo!!
Estava com dúvida em publicar ou não esta postagem, pois é um pouco chato fazer comentários desagradáveis, ainda mais quando o assunto é cerveja.
Entretanto, antes do Natal, estava num supermercado da grande Florianópolis, namorando as cervejas no estande, quanto percebi ao meu lado, um freguês com duas Navigator (8,4 %) no colo. Ele ainda revirava as cervejas Navigator da prateleira, buscando ver algo escondido... Primeiro pensei que ele estava de olho na validade dos produtos e que buscava as com maior validade...
Eu me contive para não dizer a minha opinião sobre a Navigator... Para quem me conhece, sabe que é difícil não falar o que penso no mesmo instante. Porém, com muito esforço (muito esforço mesmo), nada falei.
De repente, o freguês, creio que meio encabulado por estar revirando a prateleira (ele já havia manipulado todas as Amsterdam da prateleira), comenta que aquela era uma das melhores cervejas que ele já havia tomado e que estava em busca da melhor Amsterdam que conhecia(adivinhem qual?) , a Maximator.
Levei um susto e fiquei aliviado. Lhe disse, então, que estava me segurando para não comentar a minha experiência frustada com as Amsterdam, pois não havia gostado dos produtos.
Ficamos conversando e ele em nada concordou com as minhas opiniões. Terminamos a conversa com duas certezas:
Gosto é gosto, é algo particular e não se discute;
A opinião alheia pode ser uma barreira a novas experiências, ceifando previamente qualquer possibilidade de experimentação.
Escrevendo sobre esta postagem, pesquisei no google algo sobre cervejas Amsterdam. Encontrei a opinião do blog
Hummcerveja sobre a Maximator, que não é nada diferente da minha, e sobre a
Navigator e sobre a
Explorator. Também encontrei a opinião do blog
Doctor Beer, que é mais sutil e a classifica a Maximator como enjoativa.
Mais detalhes sobre esta postagem, favor consultar os links abaixo:
Bem, viva a diferença!! Experimentem as Amsterdam e tirem as suas próprias conclusões... Comentário são e serão bem-vindos.
.